sexta-feira, 30 de maio de 2008

Entrega dos Prémios do Torneio de Jogos Tradicionais

Mais uma vez a Santa Casa nos deliciou com uma bela festa, da entrega dos prémios dos Jogos Tradicionais. Foi uma festa onde esteve o Senhor Provedor e outras individualidades que entregaram os prémios aos utentes. Houveram prémios para todos os participantes, diplomas para todos, taças para os primeiros classificados de cada grupo e flores até ao terceiro lugar. A apresentação foi feita pela Marisa com a participação do Professor Pedro e na qual houve uma surpresa à despedida da Marisa, um belo ramo de rosas oferecido por todos os utentes do lar, na qual todos quiseram agradecer a sua dedicação, zelo e amizade.
No final houve um lanche diferente com a comemoração dos aniversários de vários utentes do lar.

Ass.
Margarida Martins
Madalena Jacob

quinta-feira, 29 de maio de 2008

UMA MANHÃ BEM PASSADA





No dia de ontem vimos um belo filme português, “O Pátio das cantigas”. A sala estava composta e com o sempre começá-mos mais tarde porque não estavam todos. Para dar tempo que todos chegassem, estivemos a ver as fotografias da nossa viagem a Fajão, que estavam muito bonitas. Todos gostaram de se ver na tela e principalmente quando se viam ao pé das eólicas, isto porque não conheciam este tipo de energia renovável e quando viam ao longe nunca pensaram ser tão grande. Gostei de rever aquelas paisagens e espero poder voltar a vê-las.

Maria Daniel

segunda-feira, 26 de maio de 2008

A Missa da Santa Unção



Ontem domingo tivemos um dia diferente. De manhã fomos a missa que foi ás 11 horas na igreja matriz,uma missa muita bonita e a cerimónia da santa unção aos idosos. O almoço foi ao lado no salão paroquial, estava bastante gente foi muito animado, e para melhorar a D. Maria quis ficar ao pé de mim e fez com que andassem a mudar a disposição das mesas foi muito engraçado, o almoço foi muito bom. O Senhor Reitor no final andou a tirar fotografias aos idosos nós pedimos para tirar ao grupo da santa casa e acho que vamos ter umas belas fotos, tinham um palco a dona Lucília ainda esteve lá a cantar, foi um bocado bem passado. Regressámos a casa às 15 horas foi diferente gostámos muito.

História de Deolinda Coelho e Maria Daniel

2000 VISITAS



POIS É JÁ ULTRAPASSA-MOS AS 2000 VISITAS, É UM PRÉMIO BEM MERECIDO PARA ESTAS PESSOAS QUE AINDA TÊM TANTO PARA DAR.....

quarta-feira, 21 de maio de 2008

A história de Matusalém


Existem dois Matusalém, um da biblía que viveu até aos 969 anos e que era avô de Noé, o outro era de Matosinhos- Portugal e viveu até aos 69 anos. Nós vamos contar a história do Matusalém de Matosinhos.
Era uma vez um menino que vivia com a sua família em Matosinhos e um dia, quando brincava à porta de sua casa com os seus brinquedos, sua Mãe que estava cansada de trabalhar e de aturar as suas brincadeiras, mandou o seu filho buscar mato para pôr à porta de sua casa e ele foi buscar o mato mais próximo, que era o mais fácil de arranjar, mas sua mãe queria o mato mais distante que era o de melhor qualidade e dize-lhe " não é esse matozinho que eu quero, o que eu quero é dos matos além", e foi apartir daí que menino ficou conhecido como o Matusalém de Matosinhos.


História de Maria Daniel e Deolinda Coelho
Arganil 2008

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Cantares de Arganil


Minha Mãe era uma santa por quem eu sempre chorarei
Porque amor igual ao dela nunca mais eu encontrarei
Adeus o mata do conde com teus lindos pinheirais
Adeus caminho do prazo já te não passeio mais
Quem me dera agora estar onde eu tenho o pensamento
Era de Arganil para fora e da Dreia para dentro

Ó minha Mãe, minha Mãe, ó minha Mãe adorada
Quem tem uma Mãe tem tudo
Quem não tem mãe não tem nada

Se eu soubesse cantar como eu sei as cantigas
Eu fazia rir as pedras quanto mais as raparigas
Adeus o terra da Dreia mal de ti nunca eu direi
Ou no fundo ou no cimo ou no meio eu ficarei

Quando vejo uma velhinha com as saias arrastar
Lembra-me a minha mãezinha com o seu modesto trajar
Eu hei-de te amar a rir, eu hei-de te amar de dia de noite
Quero dormir senhora do Monte Alto linda cara, lindo rosto
Eu hei-de lá ir para o ano no dia 15 de Agosto.


Belmira Neves
Arganil, 19 de Maio de 2008

O nosso passeio ao Luso


Quando cheguei fiquei encantada com tanta gente fazia um colorido muito lindo,fomos à procura de lugar para nos instalar-nos para o almoço, depois demos umas voltas vimos a paisagem, fomos ver o pavilhão onde se realizaram as cerimónias religiosas,que foram organizadas pela diocese de Coimbra o tema era “a mesma família, o mesmo Pai”. Foi uma missa muito linda com muita música, muitos Padres e muitos jovens todos pela mesma causa a família.
Gostámos muito, foi um dia muito bem passado.

Passeio de Maria Daniel
Escrito por Deolinda Coelho

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Mensagem ao Professor Gonçalo

Nos últimos tempos tenho me sentido muito incomodada porque tive de deixar a minha ginástica com o Professor Gonçalo devido a razões médicas, eu gostaria de aproveitar o Jornal electrónico para deixar uma mensagem de apresso e justificação perante tal situação. O Professor sempre foi muito cuidadoso e simpático comigo, daí eu querer agradecer toda essa atenção e dizer-lhe que vou continuar o trabalho iniciado por ele na Santa Casa com o Professor residente.
Muito obrigado pelo tempo dispensado comigo
Até à próxima

Maria Daniel

Imagem do dia.....




Uma inesperada visita à sala dos computadores

Um dia no Lar.....

Para começo do dia foi bom, acordei bem disposta encontrei o professor Pedro convidou-me para ir aos computadores escrever qualquer coisa só que não me ocorreu nada, mas à sempre alguma coisa para dizer para começar foi tomar o pequeno almoço,agora a seguir vou à farmácia aproveito para dar uma voltinha à vila ,à tarde vou à missa, a seguir vou fazer trabalhos manuais com a Dona Júlia,assim se passa o dia, a seguir vamos jantar ver um pouco de televisão depois é hora de dormir, amanhã é outro dia.


História de Maria Daniel
Escrita por Deolinda Coelho

terça-feira, 13 de maio de 2008

A minha ida ao IPO de Coimbra


Foi no dia 22 de Maio de 2008 que foi operada tudo correu bem graças a Deus, fui para a sala das operações muito satisfeita só acordei já estava no quarto, a primeira pessoa que eu vi foi uma enfermeira ao pé de mim eu disse-lhe que estava muito preocupada disseram-me ia ser operada hoje eu fiquei inquieta pois já e tão tarde e ainda me não chamaram, a senhora enfermeira respondeu-me, a senhora já foi operada eu fiquei tão contente que nem tinha palavras para responder tudo correu muito bem pois eu pensava que ia morrer. Quando cheguei a Arganil tal foi o meu contentamento, pois eu pensava que não voltava mais a Santa Casa da Misericórdia.
Fui operada à sinusite e a um pólipo que eu tinha no nariz que já me apanhava a garganta foi um êxito tenho agradecer adeus e aos médicos que tão bons foram.

Belmira Neves
Natural de Dreia
Benfeita, Arganil

segunda-feira, 12 de maio de 2008

As Promessas dos nossos governantes



Quando chega a altura das eleições os políticos prometem tudo, vão mudar Portugal, eles têm razão, porque o mudam para pior.
Será que temos de aprender outra vez a falar? A língua de séculos mudá-la agora?O que será dos velhinhos que aprenderam a antiga e não conseguem assimilar estas mudanças?Será que estas mudanças trazem algo de melhor para o nosso futuro?Aonde estão os portugueses que defendiam tudo que era nosso até cair.... e o que é que os nossos jovens pensam disto? Porque é que não existe nenhuma reacção? Onde estão eles?
Será que não à jovens como antigamente......

Eduarda Correia da Costa

A minha primeira viagem a Fajão




Foi um dia diferente,o que mais admirei foi o parque Eólico pois foi uma grande surpresa para mim, achei uma obra importante. Gostei muito da paisagem, das casas rústicas todas floridas, visitamos o museu da aldeia,havia uma piscina na encosta muito bonita e recente(e em Arganil?), cantámos na camioneta, depois fomos almoçar tiramos fotografias regressámos muito satisfeitos e alegres.

Crónica de Maria Daniel
Escrita por Deolinda Coelho

quinta-feira, 8 de maio de 2008

UM OBRIGADO AO NOSSO ALVARITO


Pois é o Alvarito já não é nosso, partiu para outra aventura e nós ficámos com muitas saudades, mas queremos que ele seja feliz e por isso desejamos muitas felicidades onde quer que ele esteja. Queremos que ele nos visite quando possa por é sempre bemvindo à nossa casa, a sua alegria e sua juvenilidade marcou-nos a todos e não a queremos perder.

Maria Daniel
Ediuarda Correia da Costa
Deolinda Coelho
Belmira Neves

UM DESABAFO....



Caros Srs. Governantes,

Será que eu consigo através de palavras causar-vos alguma impressão?
Dizem que há justiça, e para isso era preciso que houvesse uma igualdade para todos os cidadãos. Há cidadãos que estão a ganhar ordenados milionários, e reformados com outros empregos ora se à tanto desemprego no nosso país porque é que uns têm tanto e outros não têm nada?
Formam-se tantos jovens em várias especialidades para quê? Se depois não têm emprego? E à reformados com reformas grandes e que têm por fora outros empregos, ora se eles estão a receber a reforma é porque já não são capazes de trabalhar no sua área como podem trabalhar noutra especialidade? É justo que o o lugar que eles ocupam noutro sector fosse um desempregado a ocupá-lo, era menos um no desemprego e menos uma família em dificuldades.
Qual a justiça para as muitas famílias que têm os seus compromissos certos todos os meses, e que não têm onde ir buscar para pagar esses compromissos, sujeitos a ficar na rua porque a casa também é paga a prestações, e os filhos na universidade com propinas para pagar.
Será que isto vai tocar no coração dos nosso governantes?

Eduarda Correia da Costa