quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Curiosidades acerca de Miguel Torga

Miguel Torga
( 12 de Agosto de 1907 - 17 de Janeiro de 1995 )

Adolfo Rocha, foi médico no Hospital da Misericórdia. Oriundo de uma família humilde de Sabrosa, era filho de Francisco Correia Rocha e Maria da Conceição Barros.

Em 1917, aos dez anos, foi para uma casa apalaçada do Porto, habitada por parentes da família. Fardado de branco, servia de porteiro, moço de recados, regava o jardim, limpava o pó, polia os metais da escadaria nobre e atendia campainhas. Foi despedido um ano depois, devido à constante insubmissão.

Em 1918, foi mandado para o Seminário de Lamego, onde viveu um dos anos cruciais da sua vida. Estudou Português, Geografia e História, aprendeu latim e ganhou familiaridade com os textos sagrados. Pouco depois comunicou ao pai que não seria padre.

Emigrou para o Brasil em 1919, com quinze anos, para trabalhar na fazenda do tio, proprietário de uma exploração de café. O tio apercebe-se da sua inteligência e patrocina-lhe os estudos liceais, em Leopoldina. Distingue-se como um aluno dotado. Em 1925, na convicção de que ele havia de vir a ser doutor em Coimbra, o tio propôs-se pagar-lhe os estudos como recompensa dos cinco anos de serviço - o que levou ao seu regresso a Portugal.


Em 1928, entra para a Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e publica o seu primeiro livro de poemas, "Ansiedade".

Em 1929, com vinte e dois anos, deu início à colaboração na revista "Presença", folha de arte e crítica, com o poema "Altitudes". Em 1930, rompe definitivamente com a revista Presença, por «razões de discordância estética e razões de liberdade humana».

Em 1933, concluiu a licenciatura em Medicina com apoio do tio do Brasil. Começou a exercer a profissão nas terras agrestes transmontanas de resto, o pano de fundo de grande parte da sua obra. A partir de 1939, exerceu a sua profissão de médico em Coimbra, onde escreveu a maioria dos seus livros.

Origem do pseudónimo:
Em 1934, aos 27 anos, Adolfo Correia Rocha autodefiniu-se pelo pseudónimo que criou, "Miguel" e "Torga". Miguel, em homenagem a dois grandes vultos da cultura ibérica: Miguel de Cervantes e Miguel de Unamuno. Já Torga é uma planta brava da montanha, que deita raízes fortes sob a aridez da rocha, de flor branca, arroxeada ou cor de vinho, com um caule incrivelmente rectilíneo.

A sua campa rasa em São Martinho de Anta tem uma torga plantada a seu lado, em honra ao poeta.

Ass: Daniel Ferreira

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

As Nossas Actividades Artísticas - 2ª PARTE

Como prometido, aqui está a 2ª parte da actividade que tomou início ontem! Nesta manhã, os nossos utentes deram continuação ao fabrico dos acessórios mas, desta vez, o objectivo era criar gravatas e laços. O material para hoje foi: papelão, algumas revistas, tubos de cola, rolos de lã e canetas de filtro. Com este material, os utentes fizeram recortes de imagens, colagens, pequenos contornos com os rolos de lã, cortes no papelão em forma de laço ou gravata e aplicaram brilhantes para acrescentar um pouco de brilho ao seu trabalho, enfim. Cada um participou e ilustrou os seus acessórios da maneira mais original possível a cada um deles, o resultado é visível nas fotografias!!


Aurélio, a Animadora Ana, o Sr. Luís, a D. Fernanda o Sr. Saúl


Deolinda Coelho, a Animadora Ana e o Sr. Aurélio


O Sr. Luís Reis


Um exemplo do material que está a ser feito ( laços e gravatas )


As Animadoras, o Sr. Luís, Sr. Saúl ( atrás ) a D. Fernanda, João Candeias e Maria Daniel


Maria Daniel, Deolinda Coelho e a Animadora Ana


O material


O Sr. Artur e o João Candeias com as suas invenções divertidas!


O resultado do empenho dos nossos artistas!


Segunda-feira há mais...Aguarde


Ass: Daniel Ferreira

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

As Nossas Actividades Artísticas - 1ª PARTE

Hoje, as nossas Animadoras propuseram a ideia de realizar uma breve actividade artística, na parte da manhã ( que terá continuação no dia de amanhã ), onde os nossos utentes deveriam criar colares, pulseiras e alguns acessórios do género. O material à disposição para tal era o seguinte: pacotes de massa, tintas, pincéis e fios. Utilizaram este material para pintar a massa de várias cores e alinhar cada pedaço de massa nos fios pretendidos para cada acessório.



Uma curta filmagem dos nossos utentes a fabricarem o material!!


As nossas Animadoras, Belmira Neves, Adélia, Aurélio, Manel Loureiro e Albertina
( da esquerda para a direita )


Sr.Augusto, Sr.Manuel (da bóina, ao lado direito do Sr.Luís), Sr.Tolentino e o Sr.Luís Reis


Belmira Neves, Arminda e Deolinda Coelho


Manuel, Luís Reis e o Sr.Saúl


Maria Daniel e Deolinda Coelho com as suas comédias habituais, muito alegres!


Manel e Albertina


Manuel, Albertina, Arminda e Belmira concentrados no seu entretenimento!

...

Ass: Daniel Ferreira

domingo, 21 de fevereiro de 2010

A Idade de Ser Feliz

Existe somente uma idade para a gente ser feliz,
somente uma época na vida de cada pessoa
em que é possível sonhar e fazer planos
e ter energia bastante para realizá-las
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos.

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente
e desfrutar tudo com toda intensidade
sem medo, nem culpa de sentir prazer.

Fase dourada em que a gente pode criar
e recriar a vida,
a nossa própria imagem e semelhança
e vestir-se com todas as cores
e experimentar todos os sabores
e entregar-se a todos os amores
sem preconceito nem pudor.

Tempo de entusiasmo e coragem
em que todo o desafio é mais um convite à luta
que a gente enfrenta com toda disposição
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO,
e quantas vezes for preciso.

Essa idade tão fugaz na vida da gente
chama-se PRESENTE
e tem a duração do instante que passa.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tema do Carnaval 2010 - As Profissões

Durante os preparativos


Manuel, Luís Reis, Delmira André e Tolentino ( da esquerda para a direita )


O Sr.Tolentino a demonstrar os seus dotes musicais com toda a sua perícia, preparando-se para a "farra".

Após os preparativos, inicia-se a festa pela qual todos aguardam ansiosamente:

Ambiente geral da festa


O DESFILE DE MÁSCARAS

As enfermeiras


As cozinheiras


Os futebolistas


O grupo de sátira carnavalesca


As bailarinas


A equipa de bombeiras, juntamente com os artistas de circo e outros disfarces


Artistas de circo da UCC


As agentes policiais


OS VENCEDORES ( pescadores e varinas )


O júri


O nosso Director e a simpática responsável pela festa - Prof.Joana


Jantar de convívio


Festas de Carnaval 2010


Na passada Sexta – Feira dia 12 de Fevereiro de 2010 começaram as Festas de Carnaval, a convite das Estagiárias da Escola Secundária de Arganil, foi formado um pequeno grupo de utentes e animadoras da Santa Casa Misericórdia de Arganil, para se mascararem com a finalidade de participarem na festa das escolas, tendo também a colaboração da Dr.ª Vânia e da Professora Joana.

Feitas a devidas apresentações, a saída da instituição deu-se por volta das 10.30 da manhã em direcção à Câmara Municipal, para assistirmos ao desfile das crianças muito bem ornamentadas e acompanhadas dos seus professores com um comportamento exemplar desde os mais pequeninos aos mais crescidos. Para os ver passar estavam de um lado e do outro da estrada seus familiares, com os olhos a brilhar de encanto e satisfação ao reconhecer os seus pequeninos e eu próprio também me senti orgulhoso e contente ao ver os meus netos que me reconheceram de imediato no meio da multidão apesar de estar disfarçado de enfermeiro acompanhado das minhas assistentes.

O ponto alto das Festas de Carnaval do ano de 2010, ocorreu na 2ª-Feira dia 15 de Fevereiro, que começou pelas 16.00 horas na nossa instituição com a apresentação de vários grupos mascarados a rigor, começando obviamente pelas crianças do ATL que estavam equipadas como jogadores de futebol, tendo como sua treinadora a Professora Joana que estava equipada à Sporting, foi pena não ter equipamento à Benfica, enfim são gostos.

De seguida desfilaram os Pescadores, Lavadeiras, Cozinheiras, Enfermeiras, Bombeiras, Peixeiras, Mulher Polícia, entre outros.

Para avaliar as vestimentas havia um júri composto por quatro elementos presidido pelo Sr.Prof.Coimbra, que também estava devidamente disfarçado com máscara e uma túnica comprida, dando um grande exemplo de folia.

Posteriormente, foram atribuídos pontos a estes grupos e depois de somada a pontuação, ganharam os Pescadores e as Peixeiras. O prémio foi dividido por todos, incluindo técnicas, utentes e amigos da instituição, com um grande lanche ajantarado que estava muito bem servido.

A não esquecer, que a festa foi abrilhantada com alguns elementos da Banda Filarmónica de Arganil, que deram a sua colaboração de forma gratuita, tendo na altura o Sr.Prof Coimbra, agradecido a estes a sua actuação, agradeceu também à D. Aldina pelo trabalho impecável na execução de toda a roupa.

Obrigado pela festa, que só foi possível com o empenho de todos.


Ass: Luís Reis




Opiniões:

Ficámos muito contentes porque veio o Sr.Provedor e desta vez a casa estava cheia, foi muito engraçado. Estava também presente o nosso Dr.Nuno, estávamos todos juntos, foi um bom passatempo tirando o pormenor do tempo chuvoso, senão seria possível dar um passeio pela nossa vila e festejar este dia.

Ass: Maria Daniel

Gostei muito, foi divertido e tinha bastantes pessoas comparado ao ano anterior. Foi pena estar a chover, porque o combinado era um passeio pelas ruas de Arganil, o baile e o jantar na Casa do Povo mas, como não foi possível, realizou-se tudo aqui e tudo correu bem. Havia bastante animação, os mascarados eram: cozinheiros, pescadores, futebolistas, lavadeiras, bombeiras, polícias, enfermeiras, entre outros. Estavam presentes o Sr.Provedor, as Doutoras, o nosso Director...Tudo participou e foi muito divertido. É preciso mais para nos animar, para que possamos passar momentos agradáveis e diferentes, mesmo assim gostei.

Ass: Deolinda Coelho

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Dia de Reis







Mais uma vez a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, proporcionou aos seus utentes no passado dia 6 de Janeiro a festa do Dia dos Reis. Convidou utentes, animadoras e estagiários para formarem um grupo com a finalidade de pedir as Janeiras, estavam devidamente equipados com coroas feitas de cartolina metalizada.
O grupo começou a cantar e a percorrer todos os departamentos da Instituição incluindo os gabinetes das técnicas que nos ofereceram algumas prendas, o último a ser visitado foi a Drª Sónia que recebeu o grupo com um sorriso e no final da nossa actuação tivemos a melhor recompensa que nos podia dar, ao longo de todo ano muita amizade e carinho.
Depois seguiu-se a visita à Unidade de Cuidados Continuados onde actuamos para todos e no final os responsáveis da Instituição ofereceram um cesto com diversos bem alimentares. De seguida fomos à Câmara Municipal onde fomos recebidos pelo Sr. Presidente que nos ofereceu algumas moedas que retirou da sua carteira pessoal.
Seguidamente fomos cantar ao Café Argus e à Farmácia Galvão que nos ofereceram cada um bolo rei.
Regressamos à Instituição com dois cestos completamente cheios de bens alimentares que foram devidamente inventariados. Os bolos rei foram divididos em parcelas iguais e oferecidos por todos os elementos do grupo e quanto aos cestos com bens alimentares foram oferecidos aos meninos do ATL.
Mais um êxito que se vai juntar a tantos outros que a Santa Casa proporciona aos seus utentes.
Obrigado a todos.

Ass: Luís Reis