quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Caminhada para o conhecimento

No âmbito do projecto "Actividade Física com todos e para todos na Mata da Misericórdia" promovido pelo Gabinete de Estudos e Projectos da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, realizou-se no dia 28, pelas 18h, uma caminhada lúdico-pedagógica pela nossa Mata, orientada pela bióloga Dr.ª Ana Faria do Centro Ambiental da instituição. O objectivo central da caminhada foi a divulgação das espécies de fauna e flora características da região aliada à prática de exercício físico.

O percurso desta caminhada foi feito com um espírito de descontracção e interesse, simultâneamente, contando com a orientação da nossa bióloga que, ao longo da actividade, identificou e cedeu informações acerca dos vários tipos de plantas da Mata da Misericórdia.

Esta actividade foi finalizada com um pequeno lanche de convívio, onde os participantes puderam provar infusões de plantas existentes na mata e descobrir as suas propriedades medicinais.



sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Visita da Exma. Sr.ª Dr.ª Manuela Eanes

Realizou-se no dia 22 de Setembro de 2010, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, a recepção da Exma. Sr.ª Dr.ª Manuela Eanes na sequência da selecção desta instituição como uma das finalistas do prémio Manuel da Mota.
Esta personalidade foi recebida pelo Sr. Provedor, José Dias Coimbra, corpos sociais, utentes e quadros da instituição. A Sr.ª Dr.ª Manuela Eanes, elemento do júri, veio conhecer de perto o projecto seleccionado para o referido prémio.




No Salão Nobre, o Sr. Prof. Coimbra proferiu algumas palavras de boas-vindas a esta ilustre Senhora que retribuiu e agradeceu as palavras amáveis que lhe foram dirigidas, tendo-lhe sido entregue a medalha da Santa Casa da Misericórdia de Arganil.
Seguidamente, o Dr. Nuno Gomes usou da palavra e explicou à Dr.ª Manuela Eanes e ao grupo de convidados que se encontravam no Salão Nobre todas as valências que esta instituição possui, devidamente suportada por uma estatística do que foi feito e do que pretende fazer.




Depois desta reunião, os convidados foram encaminhados para a Mata da instituição aproveitando a oportunidade de desfrutar da sua beleza, deslocando-se na charrete, cedida pelo Sr. Damião, tendo como pano de fundo o dia da Mobilidade.




Conheceu também a Unidade de Cuidados Continuados, onde visitou os quartos dos utentes com muita amabilidade. Encerrou esta visita com um lanche de confraternização junto dos utentes e colaboradores.



Um sincero agradecimento de todos os elementos desta instituição por esta amável visita e pelo bom momento de convívio.

Desejamos-lhe muitas felicidades !


Ass: Luís Reis

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Preservação do Património Ambiental e Cultural

Dando continuidade ao Projecto de Preservação do Património Ambiental e Cultural do conselho e da região realizou-se no dia 2 de Setembro, na Mata da Misericórdia, uma sessão de declamação de poesia da poética Prof. Dr. Beatriz Alcântara, natural da Benfeita e residente há largos anos no Brasil. Este momento foi antecedido pela recepção dada pelo Sr. Provedor, José Dias Coimbra, no Salão Nobre desta instituição. Marcaram presença o Sr. Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Juventude, Cultura e Desporto, Dr. Paula Dinis, o Engenheiro Ricardo Pereira Alves, os Srs. Presidentes da Junta de Freguesia de Arganil e Benfeita, a Prof. Dr. Regina Anacleto, bem como a já referida poetisa Prof. Dr. Beatriz Alcântara.
Este encontro reuniu um conjunto de Benfeitenses que se quiseram associar a este momento de cultura carregado de simbolismo, o que enalteceu os escritores desta região.

De realçar que esta acção de cariz cultural vem na sequência de outro momento realizado na Mata da Misericórdia e que contou com a presença do poeta Carlos da Capela, reforçando-se deste modo o papel de que este espaço da Mata oferece à comunidade arganilense e aos seus visitantes, conjugando a preservação e protecção ambiental, o lazer, a cultura e a educação.



Prof. Dr. Beatriz Alcântara


FICABEIRA XXIX

No dia 4 de Setembro, na tarde de sábado, foi inaugurada a XXIX FICABEIRA no Sub-Paço de Arganil, e como é óbvio, a nossa instituição esteve presente na vasta exposição de stands da Ficabeira, entre os dias 4 e 8 de Setembro.
A Técnica Superior de Serviço Social, Drª Sónia Cabral, ficou encarregue do stand da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, responsabilizando-se pela divulgação dos múltiplos serviços desta instituição e pelo atendimento ao público interessado na nossa prestação social.


O Stand SCMArganil


Drª Sónia Cabral


O Sr. Provedor, José Dias Coimbra, esteve presente na inauguração



Passeio ao Rio Vila Nova de Ceira

No dia 2 de Setembro, a Santa Casa da Misericórdia de Arganil convidou os seus utentes em conjunto com os do Lar das Secarias, para realizarem um passeio a Vila Nova de Ceira e visitar a sua praia fluvial, com saída prevista para as 15h00 no autocarro e carrinha de transporte de cadeiras de rodas da instituição, a fim desta última transportar alguns utentes e principalmente as cadeiras de rodas da Deolinda e do Artur. Chegados à praia fluvial, fomos encaminhados para as mesas e bancos corridos para conviver e tomar o lanche bem constituído por diversas iguarias de boa qualidade.

Os utentes foram bem acompanhados pela Drª Vera e Prof. Joana que convidou os utentes a contar algumas passagens da vida pessoal de cada um. Chegou a minha vez de contar a minha história em Angola, na cidade do Lobito, que tem uma baía enorme onde recebe navios de grande porte. Começando, um belo domingo, resolvi ir tomar banho mais a minha namorada acompanhada de sua mãe, na altura tinha 23 anos e a namorada 17. Fomos para a água e queria ensinar a minha namorada a nadar, dizendo-lhe para se deitar de barriga para baixo que eu apoiaria com as minhas mãos. Ao princípio, ainda fez o que ensinei, mas depois disse-me que não queria mais, apercebendo-se que havia um pouco de maldade da minha parte e...o mais curioso... é que eu próprio não sabia nadar. Foi uma passagem que ficou na memória de todos nós.

Voltando ao passeio, chegou a hora do lanche e foi bem servido pelas Técnicas e pela funcionária do Lar das Secarias que o fizeram impecavelmente. Para partilhar connosco o lanche, tivemos a visita do Dr. Nuno. Chegou a hora de regressar à instituição onde chegámos cerca das 19h00.
Foi mais um dia bem passado graças ao empenho da Santa Casa à, qual agradeço.


Ass: Luís Reis