terça-feira, 26 de outubro de 2010

Dia Mundial do Origami

No dia 24 de Outubro comemora-se o Dia Mundial do Origami: a arte milenar de dobrar papel (Ori= dobrar Kami= papel). Com um simples pedaço de papel, dobrado e desdobrado, pode-se criar e inovar uma infinidade de formas ou figuras...


Desta forma, os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, nas suas diferentes valências (Lar de Idosos, Centro de Dia e CATL), tiveram um contacto com o Origami, experienciando a promoção da sua criatividade, aliada a uma sessão terapêutica de relaxamento.


Com música ambiente, num espaço de partilha, foram desenvolvidas diferentes tipos de Origamis, onde através de forma e cores, se desenvolveram capacidades de concentração e observação, com o objectivo último de redução do stress e melhoria da forma de expressão possibilitando a satisfação pessoal.



Com a dobragem das figuras mais populares, como por exemplo o barco ou o pássaro, trocaram-se histórias e curiosidades que existem acerca dos Origamis.


Com esta comemoração ajudou-se ao encontro de um equilíbrio pessoal que se repercutirá no sentido da estabilidade psicológica e emocional.

Parque Biológico de Vila Nova de Gaia

Realizou-se no dia 25 do corrente a visita de trabalho ao Parque Biológico de Vila Nova de Gaia. Esta visita enquadrou-se na estratégia de valorização e preservação ambiental da Mata da Misericórdia, tendo servido para troca de experiências e conhecimento de outras realidades, visando definir prioridades para a preservação futura do espaço florestal que compõe a Mata da Misericórdia.
De igual modo esta visita permitiu estabelecer laços e parcerias com entidades que têm larga experiência nesta matéria.
A equipa que se deslocou a Gaia foi liderada pelo Sr. Provedor, Prof. José Dias Coimbra, acompanhado pelo Sr. Director Geral, Dr. Nuno Gomes, Bióloga, DrªAna Faria, Sr. Rui Francisco, responsável pelo Departamento de Mata e Jardim e o Sr. António Cruz, tendo sido recebidos pelo Director do Parque Biológico, Dr. Nuno Oliveira.


Desta visita destacou-se, entre outros aspectos, a constatação do importante papel que uma estrutura como o Centro Ambiental, integrado na Mata da Misericórdia, poderá ter na divulgação da fauna e flora aí existentes.
Por outro lado, ficou patente, através da experiência verificada na entidade visitada, da importância das componentes cultura e lazer para qualquer projecto de preservação ambiental.



Entrega da imagem da Nossa Senhora do Carmo

Tendo por base o espírito de parceria sempre existente entre a Santa Casa da Misericórdia de Arganil e a Guarda Nacional Republicana, realizou-se no dia 21 de Outubro recepção no Salão Nobre desta instituição ao Sr. Tenente-Coronel Santos Cardoso, o novo Comandante Territorial da Guarda Nacional Republicana.


Nessa ocasião, a Misericórdia teve oportunidade de oferecer ao Comando de Coimbra a medalha da instituição assim como ao Destacamento da Lousã, representado pelo Sr. Alferes Rui Silva.
O Sr. Provedor, José Dias Coimbra, entregou ainda ao Comandante do posto de Arganil, Sargento David Palos, uma imagem da Nossa Senhora do Carmo Padroeira desta força de segurança, previamente benzida pelo Cónego Martins.


quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Assinatura do Protocolo de Cooperação

No dia 15 de Outubro, celebrou-se o Protocolo de Cooperação entre a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e a Santa Casa da Misericórdia de Arganil. Foram outorgantes, pela Universidade de Aveiro o Vice-Reitor, Prof. Doutor Eduardo Anselmo Ferreira da Silva e pela Misericórdia, o Sr. Provedor, José Dias Coimbra.

Este protocolo contribuirá para dinamizar as actividades de apoio prestadas por esta instituição, inserindo-se numa estratégia de valorização dos serviços vocacionados, principalmente na área da saúde, prestados pela Santa Casa da Misericórdia à comunidade.

Salienta-se que estes serviços têm destaque para a Unidade de Cuidados Continuados - Hospital Dr. Fernando Valle, a Clínica de Reabilitação - Clifiargus, que envolvem já profissionais de áreas tão distintas como medicina, enfermagem, reabilitação, psicologia, terapia da fala, serviço social, entre outros.






As acções de cooperação incidirão prioritariamente:

a) Em programas conjuntos de formação, nomeadamente ao nível de estágios clínicos e/ou profissionalizantes dos alunos da Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro;

b) Na realização de projectos de investigação e na elaboração de estudos sobre matérias relacionadas com a actividade da Misericórdia e da Universidade de Aveiro;

c) Na prestação de serviços diferenciados de interesse mútuo, no âmbito de uma valorização estratégica que promova e consubstancie a melhor combinação dos recursos organizacionais disponíveis.


Mais uma iniciativa desta nossa instituição que decerto contribuirá para a melhoria dos cuidados prestados à população do concelho que recorra a qualquer um dos nossos serviços.

"Actividade Física com Todos e para Todos"

Concluída a época das caminhadas na Mata da Misericórdia, ficamos com a recordação destas actividades e um pouco mais de responsabilidade no que diz respeito aos cuidados com o nosso organismo. Recolhendo todos os pontos informativos referidos nesta iniciativa, conclui-se que nem sempre cuidamos correctamente do nosso corpo, tão bem como se possa pensar, certos detalhes imprescindíveis ao nosso bem-estar são esquecidos.
Reúna sempre o máximo de informações possível e coloque-as em prática, pois nunca é tarde para obter resultados positivos e manter a mente e corpo sãos.


Tema: Biodiversidade




Tema: Stress - Estratégias de relaxamento


Esta actividade resumiu-se numa série de caminhadas temáticas focadas na melhoria da nossa saúde, inserindo os seguintes temas:

- 07 de Setembro: Diabetes Mellitus

- 12 de Setembro: Osteoporose

- 14 de Setembro: Abertura da época de caminhadas

- 16 de Setembro: A importância da prática de actividade física e exercícios de rotina

- 21 de Setembro: Stress - Estratégias de relaxamento

- 23 de Setembro: Alimentação saudável

- 28 de Setembro: Biodiversidade

- 30 de Setembro: Doenças Cardiovasculares


Um obrigado a todos os participantes que deram vida a esta iniciativa e saúde para todos nós.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Las Torres de Cotillas

No passado dia 14 de Outubro, a Santa Casa da Misericórdia de Arganil recebeu orgulhosamente quatro representantes do Município de Las Torres de Cotillas, com a finalidade de prosseguir com a geminação entre a Câmara Municipal de Arganil e o Município de Las Torres de Cotillas, tendo esta sido iniciada no ano de 1994, actualmente rumo à sua continuação, razão desta ilustre visita-intercâmbio.





segunda-feira, 18 de outubro de 2010

"Rumo a um Envelhecimento Activo"

No próximo mês de Novembro, será lançada uma nova iniciativa com a finalidade de promover a saúde junto dos idosos, contribuindo deste modo para uma melhor qualidade de vida tendo em conta a importância desta acção para a sua auto-estima.
O projecto intitulado "Rumo a um Envelhecimento Activo", será implementado no Centro de Dia das Secarias e contará com a especial participação de crianças e jovens, integrando nesta iniciativa o conceito da intergeracionalidade com o objectivo de expandir as actividades ao meio escolar.



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Peça de Teatro

Ontem, realizou-se a apresentação de uma peça de teatro no hall do nosso Lar, mais uma actividade para manter os nossos idosos bem humorados. Esta apresentação teve início às 14h, no qual estiveram presentes utentes das várias valências da instituição, com a sua boa disposição para assistir à peça que retratou alguns dos costumes da vila de Arganil.

Que estas actividades favoreçam o espírito dos nossos utentes de alguma maneira, pois é essa a intenção.

Obrigado a todos os que se prestaram para animar a nossa gente !!!




segunda-feira, 11 de outubro de 2010

O adeus dos Técnicos

No passado dia 9 de Setembro, tivemos a visita da psicóloga Dr.ª Vânia na sala dos computadores dizendo-nos que este dia seria o último de permanência na Santa Casa da Misericórdia de Arganil. Ao princípio, mal se percebia o que estava a dizer, apercebendo-me a seguir da razão pela qual ela estava abalada, por ter terminado a duração do seu estágio nesta instituição. Não podia deixar de dedicar algumas palavras a esta Técnica que durante a sua permanência mostrou a sua capacidade de lidar com todos os utentes dando-lhes conselhos e sempre com simpatia, mostrando sempre um sorriso e dando muita atenção a todos quantos a procuravam. Aproveito a oportunidade de agradecer algumas palavras que de vez em quando me dirigia, visto que esta era uma visita que recebíamos diariamente com carinho, naturalmente criando-se uma certa afinidade após tanto tempo de convívio e, também para desejar-lhe que tenha sorte na vida que irá abraçar.

Sem esquecer outras personalidades que foram passando por esta instituição, com brilhantismo profissional e dedicação, aproveito também para homenagear todos os Técnicos, nomeadamente, na àrea dos Serviços Sociais as Técnicas Superiores, Dr.ª Elisabete Serra e Dr.ª Patrícia Gomes, também responsáveis pelo programa Progride, actualmente concluído. Também dentro da àrea de psicologia, o Dr. Rui Reis, que concluiu com sucesso o seu estágio como psicólogo na Unidade dos Cuidados Continuados.


Dr.ª Patrícia Gomes


Dr.ª Elisabete


Dr.ª Vânia Castanheira



A todos quero desejar muitas felicidades e parabéns pela excelente prestação de serviço e, se possível, o regresso ao nosso meio.

Até sempre...

Luís Reis

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

O Dia Internacional do Idoso

No passado dia 1 de Outubro comemorou-se o Dia Internacional do Idoso e a Santa Casa da Misericórdia de Arganil, por intermédio da Srª Drª Sónia na sala das refeições, fez uma breve referência ao dia para informação de todos os utentes à hora do lanche, o valor que esse dia representava.
Como idoso sinto que, ao longo do tempo, vem sempre ao meu pensamento tudo ou quase tudo que se passou na minha vida, tenho saudades de boas situações e de outras nem por isso e, felizmente com 72 anos, ainda me sinto com alguma felicidade por conseguir distinguir a amizade e carinho de todas as pessoas que me querem bem.
No meu entender e por experiência própria, a velhice nem sempre foi vista com respeito havendo momentos, até, de desvalorização do ser humano enquanto pessoa idosa.

Felizmente, temos as Misericórdias que dentro das suas capacidades acolhe com dignidade os idosos que são tratados de forma carinhosa por técnicas e funcionárias e, infelizmente daqueles idosos que não têm sorte de ter um familiar, um amigo, e de terem conseguido um lugar nas referidas Misericórdias.
Apelo a todas as pessoas de bom coração e principalmente aos filhos e amigos que ajudem os idosos, dentro do possível, porque amanhã serão também idosos.

Os meus agradecimentos a todos aqueles que olham por nós com respeito e dignidade.


Ass: Luís Reis