quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Concerto do Orfeon Maestro Alves Coelho

A Santa Casa da Misericórdia de Arganil convida todos os interessados a assistir ao concerto de ano novo do Orfeon Maestro Alves Coelho, incluindo a ilustre presença do Grupo Coral de Assafarge e a actuação do organista João Pedro Guerra Henriques com a apresentação de duas peças ao som do órgão de tubos.
O concerto será realizado no próximo sábado, dia 15 de Janeiro de 2011, com horário estipulado para as 15h00, tendo lugar na Igreja da Misericórdia.

A sua comparência é determinante para a divulgação destes grupos, teremos o maior orgulho e agrado em receber a sua presença neste espectáculo.


Projecto Pedagógico “Responsabilizar para Crescer”

A Santa Casa da Misericórdia de Arganil, enquanto Entidade Executora das Actividades de Enriquecimento Curricular no concelho de Arganil, pretende contribuir de forma activa na área da educação social e cultural.

Surgiu, assim, o Projecto Pedagógico “Responsabilizar para Crescer” com o propósito de sensibilizar a população mais jovem em torno de questões ligadas à saúde, cidadania e meio ambiente.

Com o propósito de apoiar a construção de uma cidadania assertiva e participativa na promoção da intergeracionalidade, pretendeu-se criar espaços de debate participados por crianças e idosos, fomentando a partilha de saberes, experiências e vivências.

Temáticas abordadas durante o ano lectivo a todas as escolas do concelho de Arganil a mais de 300 crianças:

No primeiro período lectivo foram abordadas as temáticas da Alimentação Saudável e do Saber-Estar em Sociedade. No segundo período prevê-se a abordagem da Higiene Oral, da Higiene do Corpo, dos 3 R’s, Agricultura Biológica e Avaliação Nutricional. No terceiro e último período planeia-se transmitir o Património Natural Regional e Técnicas de Relaxamento.

«Alimentação Saudável» – Comer bem para crescer bem!

O Loto da Alimentação Saudável

«Saber-estar em Sociedade»


Pôr a mesa

Saber-estar à mesa


Projecto "Rumo a um Envelhecimento Activo"

De acordo com o Plano de Actividades definido, encontra-se em fase de execução o Projecto “Rumo a um Envelhecimento Activo” destinado aos utentes do Centro de Dia de Secarias.
O conceito de envelhecimento activo, emanado durante a Conferência Mundial sobre o Envelhecimento (2002), constitui “ […] um processo de optimização de oportunidades para a saúde, participação e segurança, no sentido de aumentar a qualidade de vida durante a velhice”.
Neste sentido, a presente iniciativa consiste no envolvimento dos destinatários em acções de prevenção primária na área da saúde, com o objectivo primordial de promover o seu bem-estar e a qualidade de vida.
Numa perspectiva de intervenção integrada, a dinamização deste projecto conta com a participação de profissionais de diferentes áreas disciplinares, com principal enfoque na enfermagem, pretendendo-se, ainda, envolver crianças afectas às AEC’s da mesma freguesia, numa lógica de promoção de laços intergeracionais.
Até ao momento, foram desenvolvidos e aplicados questionários de avaliação das necessidades e expectativas dos utentes, desembocando na implementação das seguintes acções de informação:

1. A Higiene do Sono;
2. Benefícios da Actividade Física (com componente prática);
3. A Concentração – Recordar Provérbios e Adivinhas.


Partilhamos convosco alguns dos nossos melhores momentos.






terça-feira, 11 de janeiro de 2011

PARABÉNS

Foi no dia 12 de Janeiro de 1976, que nasceu uma menina e hoje com 35 anos é uma Técnica Superior de Serviço Social responsável pelo Centro de Dia da Santa Casa da Misericórdia de Arganil, estou a referir-me à Exma. Srª Drª Sónia Cabral e para comemorar este dia dedico-lhe uma palavra simples mas de grande valor que é os meus sinceros Parabéns e que conte muitos anos de vida em companhia de todos os seus familiares.


Os meus cumprimentos e felicidades.

Luís Reis