quinta-feira, 26 de abril de 2012

Concerto de Páscoa na Capela de S. Pedro Domingo, 15 de Abril de 2012

A Capela de S. Pedro, o monumento histórico mais antigo do concelho de Arganil, foi o espaço adequadamente selecionado para comemoração da época festiva religiosa que trouxe consigo mais uma oportunidade de desfrutar de um evento cultural digno de admiração.
O Concerto de Páscoa, resultante da parceria entre a Santa Casa da Misericórdia de Arganil e a Junta de Freguesia de Arganil, teve a participação do Orfeon Maestro Alves Coelho, sob direção do Maestro José Miguel Nunes Duarte Marques, e do Grupo Coral da Associação Educativa e Recreativa de Góis, sob direção do Maestro Professor Doutor Avelino Rodrigues Correia.
O momento alto do concerto destacou-se na junção dos dois grupos corais, no final do concerto, ao interpretarem um tema em comum no repertório dos coros.
Findou-se o evento com um lanche oferecido pela Santa Casa da Misericórdia de Arganil aos coralistas.













Relatório de Atividades e Contas de 2011

Realizou-se a Assembleia-Geral da Santa Casa da Misericórdia, no passado dia 24 de Março, no Salão Nobre da instituição, com a finalidade de proceder à apresentação, discussão e votação do Relatório de Atividades e Contas relativo ao ano transato.
Dos inúmeros momentos marcantes durante esse ano destacaram-se dois dos acontecimentos mais memoráveis para a instituição, designadamente, a homenagem a Sua Excelência Reverendíssima, o Bispo da Diocese de Coimbra, D. Albino Cleto, realizada no dia 7 de Abril de 2011, e a receção a Sua Excelência o Sr. Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva, no âmbito do encerramento do X Congresso Nacional das Misericórdias Portuguesas, que teve como local a Mata da Misericórdia, no dia 18 de Junho de 2011.
Para além deste evento, neste mesmo espaço foram realizados projetos de grande dimensão, de âmbito cultural e ambiental, com a intervenção de profissionais de distintas áreas, bem como outras atividades comemorativas, caminhadas temáticas, entre outras.
O Relatório de Atividades e Contas referente ao ano de 2011 foi aprovado, por unanimidade, pela Assembleia.



A Páscoa na Misericórdia de Arganil

No passado dia 28 de Março, quarta-feira, a festa da Páscoa encheu o hall da Santa Casa com as atividades organizadas pela equipa de animação, com a colaboração dos utentes do Lar e do CATL.
A festa iniciou-se com cantares alusivos, realizados pelos idosos, voluntárias e animadoras, seguindo-se as danças divertidas e contagiantes das crianças do CATL e colaboradoras da Misericórdia.
Recebemos, também, a especial colaboração da Escola de Música "Pauta em Movimento", com a surpreendente atuação do Grupo de Violinos, constituído por 7 elementos com acompanhamento do piano, pelo Diretor da Escola, Professor e Maestro Tiago Mateus.
Seguidamente, foi apresentada a peça "A Galinha dos Ovos de Ouro", da autoria de Luísa Ducla Soares, com acompanhamento da viola, pelo Nuno Cruz.
Terminou o evento com o momento que despertou a atenção das crianças e o mais animado, a peça de teatro "O Pinóquio", interpretada por quatro colaboradoras da instituição.




















3ª Edição da Bolotomania Ambiental - Dia Mundial da Árvore e da Floresta

Foi comemorado o Dia Mundial da Árvore e da Floresta, no dia 21 de Março, na 3ª edição do projeto pedagógico "BOLOTOMANIA AMBIENTAL", na Mata da Misericórdia de Arganil.
Entre as várias sessões pedagógicas realizadas nesta fase pela Professora de Biologia do Agrupamento de Escolas de Arganil, Prof. Sílvia Carvalho, nas quais foram aprofundados temas como o processo de desenvolvimento das plantas, prosseguiu-se com a plantação das sementes previamente germinadas atingindo, aproximadamente, 900 árvores plantadas pelas 500 crianças participantes do Agrupamento de Escolas de Arganil, conjuntamente com utentes do Jardim de Infância.
Na parte da tarde, também os dirigentes e colaboradores da Misericórdia de Arganil participaram coletivamente ao plantarem inúmeras árvores, deixando assim a sua marca na Mata da Misericórdia de Arganil.