sábado, 29 de setembro de 2012

Misericórdia de Arganil recordou Irmã Luzia Canales


Foi no passado dia 29 de Setembro que a Santa Casa da Misericórdia de Arganil recebeu a comunidade interessada em presenciar a cerimónia em memória da religiosa, um encontro inter-cultural que reuniu aqueles que com a Irmã criaram um vínculo afetivo e também a comitiva de representantes de várias instituições, tais como o Lions Clube de Arganil, as Conferências S. Vicente de Paulo e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Arganil.
Um marco foi descerrado na Mata das Misericórdias, pelos sobrinhos de Irmã Luzia, o qual identifica a Rua Irmãs Religiosas «Hijas» de S. José, simbolizando a passagem da Congregação das Irmãs de S. José por Arganil.
A missa celebrada pelo Cónego Manuel Martins, com acompanhamento do Orfeon Maestro Alves Coelho, teve lugar na Igreja da Misericórdia, o próprio local onde decorreu a profissão de Votos Perpétuos de Irmã Luzia presenciada por D. Ernesto de Sena Oliveira, Conde de Arganil e Bispo de Coimbra. Seguiu-se, então, a visita à sala remodelada com especial dedicação à religiosa, situada na Unidade de Cuidados Continuados Integrados - Dr. Fernando Valle - o médico que exerceu o cargo junto da Irmã, passando ainda, pelo Hospital Condessa das Canas, no qual trabalhou o médico/escritor Adolfo Correia da Rocha/Miguel Torga, cujo espólio ofertado se encontra atualmente nesse local.
Durante a sua permanência na Santa Casa de Arganil, a Irmã Luzia Canales foi em várias ocasiões condecorada, não obstante expressou a sua benevolência ao devolver as condecorações à Misericórdia por intermédio de seu sobrinho, D. Mariano Canales, que após falecimento da familiar deu cumprimento a este pedido e complementou a sua missão com um último gesto de ternura.


sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Capela da Nossa Senhora da Ribeira

Na manhã do dia 19 de Julho, os idosos acompanhados pelas animadoras deslocaram-se numa visita à Capela da Senhora da Ribeira, situada em Pinheiro de Ázere, concelho de Santa Comba Dão.
No local, surgiu a oportunidade de uma visita guiada à capela da qual trouxeram mais conhecimento da história deste santuário construído no século XVIII, um espaço conhecido como um ponto de interesse turístico e de veneração à Nossa Senhora da Ribeira.
Seguidamente, foram encaminhados para a praia fluvial da Senhora da Ribeira, perto da capela, onde desfrutaram de um ambiente tranquilo neste espaço de beleza natural, aproveitando a zona de lazer para finalizar o dia com o pic-nic habitual.






Atividades desenvolvidas no Complexo Desportivo da Santa Casa

Iniciadas no mês de Julho, as sessões de hidroterapia destinadas aos utentes da instituição têm-se realizado uma vez por semana, às sextas-feiras, nas piscinas do Complexo Desportivo Zé Miguel Coimbra.
Entre o mês de Julho e Agosto, a par desta terapia assistida no meio aquático, também outras atividades fisioterapêuticas continuam a decorrer, pela manhã, nos percursos pedestres da Mata. Antes das sessões de hidroterapia, as colaboradoras competentes recorrem a um conjunto de técnicas indicadas para o aumento do conforto e flexibilidade do utente na execução de movimentos diários que exigem um esforço mais acentuado, assim servindo como prevenção de uma série de patologias músculo-esqueléticas.
Este tipo de atividades é benéfico não só aos idosos, como aos mais jovens. Como tal, o CATL também se encontra a desenvolver um plano de atividades diverso no qual está incluída a hidroginástica, os exercícios aeróbicos, o pólo aquático, entre outros. As atividades são desenvolvidas, também pela manhã, com a participação de um grupo de 40 a 50 crianças, diariamente coordenado pela equipa técnica responsável.





Encontro Etnográfico Internacional

No dia 8 de Agosto, a Mata das Misericórdias deu lugar a uma noite de verão etnográfica, reunindo mais de 100 convidados a assistir a este Encontro.
Organizado pela Misericórdia de Arganil e a Associação Rancho Folclórico da Boidobra, o espetáculo realizado no Grande Auditório converteu-se num encontro internacional de folclore com o apoio dos dois grupos folclóricos, "Le Fer à Cheval - Groupe Folklorique Duppigheim" da região da Alsácia, em França, e "Volkstanzkreis Hohberg e.V" do distrito de Ortenaukrais, na Alemanha.
A Vice-Provedora da Misericórdia, Fernanda Maria Dias, recebeu os quatro grupos, incluindo a participação do Grupo Folclórico da Região de Arganil e do Rancho Juvenil da Casa do Povo de Arganil, aos quais apresentou os percursos deste espaço natural, a Rua das Misericórdias e a Rua das Freguesias.
Após um momento de convívio durante o jantar, seguiu-se o espetáculo que contou com a atuação dos grupos regionais, seguido dos grupos francês e alemão que tornaram este convívio num momento de partilha de tradições e saberes que, de alguma forma, incitaram o público a apreciar as suas distintas culturas.




       
    

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Dia das Bibliotecas


As colaboradoras da instituição reuniram os utentes, no dia 26 de Setembro, para uma visita à Biblioteca Municipal de Arganil - Miguel Torga, em celebração de uma data que pode ser interpretada como uma lembrança do quão importante é promover hábitos saudáveis junto dos idosos que revelam menos interesse pela leitura.
Neste dia os idosos apresentaram alguns dos seus cantares tradicionais, com acompanhamento da viola, já os mais pequenos trouxeram consigo os seus contos. Como não podia deixar de ser, também a poesia teve o seu lugar neste dia, tendo sido citadas pelos idosos e crianças algumas linhas da autoria de escritores de renome, particularmente o médico/escritor Miguel Torga e Fernando Pessoa.




quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Santa Casa da Misericórdia de Semide visitou a instituição


A Mata das Misericórdias foi o espaço que recebeu a comitiva da Santa Casa do concelho de Miranda do Corvo, que depressa se sentiu acolhida pela beleza natural que este ativo dispõe à comunidade em geral.
O provedor e o vice-provedor da respetiva, Dr. João Mourato e Joaquim Silvano, fizeram-se acompanhar dos seus colaboradores assim como alguns dos utentes da instituição que aproveitaram esta oportunidade para conhecer as atividades lúdicas desenvolvidas pelos nossos idosos e os espaços de lazer que o Lar da Misericórdia oferece.
Para este dia foi organizada pela equipa de animação uma atividade que dá seguimento a uma antiga tradição apreciada pelos mais velhos, a debulha do feijão, uma tarefa relacionada com a agricultura que noutra época juntava miúdos e graúdos em longos serões.
Os utentes da Misericórdia de Semide não só conheceram a nossa instituição como também se juntaram aos utentes das várias valências que aguardaram pela sua chegada para uma debulhada em grande, tornando este momento num agradável convívio entre gerações.