quinta-feira, 28 de março de 2013

José Dias Coimbra ofertou a via sacra à Misericórdia

Encontra-se exposta na Igreja da instituição a obra constituída por uma série de catorze quadros que simbolizam os acontecimentos mais marcantes da Paixão de Cristo.
A via sacra oferecida pelo provedor da Misericórdia de Arganil, José Dias Coimbra, criada no decurso do ateliê de pintura da Associação de Solidariedade Social de Professores de Coimbra será benzida no próximo dia 7 de Julho, aquando da celebração dos festejos em honra da Rainha Santa Isabel.
Na reunião da assembleia-geral, realizada nesse mesmo dia, procedeu-se à apresentação do relatório de atividades e contas referente ao ano 2012, tendo este sido aprovado por unanimidade. Foram ainda recordados dois inestimáveis membros da irmandade da Santa Casa recentemente falecidos, prestando-se um minuto de silêncio em homenagem aos irmãos Francisco Carvalho da Cruz, antigo diretor do jornal regional "A Comarca de Arganil", e Joaquim Marques Fernandes, membro do Conselho Fiscal da instituição. Em memória destes ilustres, José Dias Coimbra anunciou que os seus nomes serão atribuídos a um dos percursos pedestres da Mata das Misericórdias, respetivamente, como marco do amor íntegro dos irmãos a Arganil e a toda a Beira Serra.

  
       

quarta-feira, 27 de março de 2013

Santa Páscoa

Celebrou-se mais uma época santa na Misericórdia de Arganil, a comemoração da morte e ressurreição de Jesus Cristo.
A Páscoa de 2013 foi preenchida por várias atividades organizadas pela instituição e convidados. As danças foram apresentadas pelos nossos idosos, os cantares pelas crianças do CATL e a narração da história que os mais pequenos adoraram, o Peter Pan.
Para complementar este evento estava reservada a participação dos Escuteiros de Arganil, convidados para abrilhantar este momento com o seu espírito escutista, e ainda, a excelente prestação de um recente grupo musical intitulado "Artyfadinhos", que proporcionou ao público a oportunidade de desfrutar de belos temas fadistas.








domingo, 17 de março de 2013

XLI Aniversário do Lions Clube de Arganil

O Lions Clube de Arganil assinalou o seu 41º aniversário, no passado dia 17 de Março, celebrado na Cerâmica Arganilense.
Primeiro teve lugar na sede do LC Arganil a homenagem póstuma ao CL Joaquim Fernandes, com o descerramento de um retrato em memória do companheiro digno do louvor lionístico que lhe foi prestado durante a cerimónia, na presença dos seus membros familiares, não apenas por ser um Companheiro Lionístico mas também pelo fino trato com que cultivou a amizade nos demais e conquistou o coração do Lions Clube de Arganil.
Seguiu-se o almoço no espaço multiusos da Cerâmica com acompanhamento dos 10 clubes que se juntaram a esta comemoração, refinado com um momento musical proporcionado por Marisa Mendes e Amigos que apresentaram fados do repertório de ícones da cultura nacional.
Dentre os demais companheiros marcaram também presença personalidades como o diretor da Associação Internacional do Lions Clube 2011/2013, Joaquim Borralho, o governador e o past-governador do DM115 CS, Frederico Burnay e Nuno Ferrão, o presidente da Divisão de Coimbra, António Albuquerque e ainda o anterior presidente do Lions Clube de Arganil, José Dias Coimbra, cujo Prémio de Excelência pela presidência 2011/2012 lhe foi atribuído por Nuno Ferrão. A secretária precedente, Mariana Rita Correia, teve também lugar na atribuição de prémios e acrescentou à bandeira do Clube o Prémio Manuel Castanheira/Fernanda Castanheira.
Ao longo do almoço, Graça Moniz referiu projetos marcantes no percurso do ano 2011-2012, dos quais não poderiam deixar de se destacar o "Bolotomania Ambiental", enquanto a presidência de José Dias Coimbra, e o projeto mais recente ainda em desenvolvimento com foco na alfabetização do idoso, intitulado "À Luz das Letras", aproveitando para reconhecer a prestimosa colaboração da equipa multidisciplinar da Santa Casa da Misericórdia de Arganil.
O governador do DM115 CS foi igualmente galardoado com o emblema da Campanha da Leitura 2012/2013, onde este último projeto está inserido, um Programa de Ação de Leitura promovido pelo presidente internacional que salienta a importância de facultar o acesso da comunidade menos integrada à alfabetização, como meio de desenvolvimento pessoal e social.
Terminou este encontro com o momento de congratulação a este Clube que tem cumprido veementemente a sua missão social desde 1971.













quinta-feira, 14 de março de 2013

Projeto internacional incentiva a eficiência energética nos lares da terceira idade

"SAVE AGE" é a designação do estudo internacional pioneiro que desde 2010 percorre 100 lares por 10 países europeus, no âmbito de consciencializar a população para a implementação de novos métodos de manutenção preventiva, com o objetivo de reduzir custos de consumo energético até 30% em lares de idosos.
A Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (UC) associou-se a esta iniciativa como coordenadora de uma série de ações de formação que decorrem nas várias instituições sociais, levando a cabo uma investigação a nível nacional que visa comprovar até que ponto a energia é gerida de forma irrefletida.
Foi nesse sentido que a Misericórdia de Arganil recebeu no Salão Nobre da instituição dois elementos do Instituto de Sistemas Robótica (ISR) da UC, a engª Paula Fonseca e o engº Pedro Esteves. Para melhor compreender como reduzir o impacto do excesso de consumo também no meio ambiente, foi fundamental a recomendação de boas práticas de manutenção de equipamentos utilizados no quotidiano, bem como a utilização de sistemas de energia renovável. Os cuidados necessários para prevenir aumento de custos associados à energia envolvem ajustes periódicos e a programação dos equipamentos domésticos, particularmente, a seleção de programas económicos incorporados em alguns eletrodomésticos, o uso prudente de sistemas hidráulicos e de refrigeração, sem que consequentemente seja posta em causa a qualidade e o bem-estar dos utentes da instituição.
Este projeto dará origem a um manual que vai fornecer todas as ferramentas essenciais para avaliar custos e gerar um plano de poupança de eficiência energética.



sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia Internacional da Mulher

Porque hoje é o Dia Internacional da Mulher, é de relembrar a importância de valorizar o papel que a mulher desempenha na sociedade na qual, ainda nos dias de hoje, continua a romper barreiras marcadas pela discrepância entre os géneros. Contudo, a mulher prossegue com a conquista do seu espaço e continua a prosperar, quer a nível pessoal, social ou profissional. Nada mais justo do que uma homenagem especialmente dedicada a todas as mulheres.
A equipa de animação nunca se esquece de assinalar este momento de ternura e guardou para este dia uma pequena, mas valiosa lembrança. Foram distribuídas pelas senhoras presentes na instituição, utentes e funcionárias, rosas com a descrição de alguns dos aspetos que mais se realçam na mulher.
Ficam aqui algumas perspetivas dos nossos utentes em relação à mulher.

SER MULHER É:



 "Ser Mãe...e ter filhos...ser avó é a melhor coisa do mundo!"
D. Deolinda e D. Maria


"É ser bonita por dentro e por fora!"
D. Alzira


"Ser honesta e trabalhadora."
D. Lucrécia


"A coisa mais doce que pode haver."
Sr. Manuel


"Ser mulher é saber dar amor e receber amor."
Sr. Silvino


"É ser humana e humilde com os outros!"
D. Isabel


FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER

domingo, 3 de março de 2013

III Aniversário do Orfeon Maestro Alves Coelho

Foi no mesmo local onde o grupo coral se apresentou publicamente pela primeira vez, a Igreja da Misericórdia, que os coralistas se reuniram no dia 3 de Março e reviveram os três anos de atividade em que partilharam momentos únicos de companheirismo e amizade.
A ideia concebida no âmbito do projeto Academia Condessa das Canas pelo provedor da instituição, José Dias Coimbra, depressa foi reconhecida além-fronteiras. Não faz muito tempo que os elementos do coro moldavam o timbre no Salão Nobre da instituição, atualmente o orfeon é a voz que se faz ouvir em localidades por toda a Região Centro, apresentando um repertório eclético do erudito ao popular composto por mais de trinta temas em diversos eventos a nível nacional e internacional.
Dentre inúmeras atuações destacam-se a participação no encerramento do X Congresso Nacional das Misericórdias Portuguesas (Mata das Misericórdias), na apresentação dos órgãos sociais da Fundação Memória da Beira Serra - A Comarca de Arganil (Casino Estoril), no III Congresso da Beira Serra (Cerâmica Arganilense), e mais recentemente, no Programa Europeu "Europa para os Cidadãos" (Torres de Cotillas e San Javier - Espanha), revelando-se, cada vez mais, um marco de referência cultural para a região.
Para complementar este momento o Choral Poliphónico do Alva, com cerca de 35 elementos e há oito anos dirigido pelo Maestro Daniel Gonçalves, foi o grupo convidado a associar-se à comemoração do aniversário, tendo este já atuado juntamente com o Orfeon da instituição, em 2011, na celebração do VI Encontro de Música Coral de Avô.